ONG denuncia 'padrão duplo' do Ocidente em relação a direitos humanos no mundo
Anistia Internacional alerta para emergência na América Latina

Foto: ACNUR / Esther Ruth Mbabazi
Um relatório da ONG Anistia Internacional (AI) denuncia o silêncio dos países ocidentais sobre a situação dos direitos humanos na Arábia Saudita, a repressão no Egito e o tratamento de Israel aos palestinos. Segundo a entidade, a resposta do Ocidente à invasão russa à Ucrânia expôs seu "padrão duplo" em relação aos abusos dos direitos humanos no mundo. A informação é da agência France Presse.
"A resposta formidável do Ocidente à invasão russa à Ucrânia destacou um padrão duplo, expondo, em comparação, o quão insignificantes foram suas reações a tantas outras violações da Carta da ONU", declarou Agnes Callamard, secretária-geral da Anistia.
Muitos países impuseram sanções a Moscou e abriram suas fronteiras para os refugiados ucranianos. Além disso, o Tribunal Penal Internacional (TPI) iniciou uma investigação sobre crimes de guerra que o levou a pedir a prisão do presidente russo, Vladimir Putin. De acordo com a AI, essas ações contrastam com a reação a outras situações, como na Arábia Saudita, onde pessoas são presas por sua opinião e 81 homens foram condenados à morte em um único dia.
O relatório de 2022 também alerta para a violência contra as mulheres, principalmente no México, que registrou centenas de feminicídios "facilitados pela impunidade", e para a discriminação sofrida por refugiadas venezuelanas em Colômbia, Equador e Peru.