• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • ONGs ajuízam ação civil pública contra vereador por discurso xenofóbico contra baianos
Política

ONGs ajuízam ação civil pública contra vereador por discurso xenofóbico contra baianos

Na terça (28), o governador Jerônimo Rodrigues também repudiou as declarações do edil

Por Da Redação
Ás

ONGs ajuízam ação civil pública contra vereador por discurso xenofóbico contra baianos

Foto: Divulgação/Câmara Caxias

As ONGs Educafro e Centro Santo Dias de Direitos Humanos, que atuam no combate ao racismo, vão propor uma ação civil pública contra o vereador Sandro Fantinel (Patriota), que afirmou, durante discurso nesta terça (28) na tribuna da Câmara de Caxias do Sul (RS), que empresas e produtores rurais deveriam contratar funcionários "limpos" para a colheita da uva, como os argentinos.  

O parlamentar afirmou que as empresas não deveriam optar por trabalhadores "daquela gente lá de cima", em referência aos mais de 200 trabalhadores da Bahia resgatados no dia 22 de fevereiro em situação análoga à escravidão.

Fantinel falou ainda, que os baianos só sabem viver na praia, tocando tambor. "Então, deixem de lado aquele povo, que é acostumado com Carnaval e festa, para vocês não se incomodarem novamente", discursou.

A proposta de ação civil deve ser protocolada na Justiça ainda nesta quarta-feira (1º), com o intuito de buscar reparação de dano moral coletivo.

Para as ONGs, as declarações do vereador foram racistas e xenofóbicas.

"O vereador expressou sentimentos discriminatórios tentando justificar a submissão de nordestinos negros a situações aviltantes no ambiente de trabalho, mostrando que a lógica que embasou a escravidão ainda permanece viva entre pessoas que ocupam o poder no Brasil", disse o advogado Marlon Reis, da Educafro.

Ainda nesta terça, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, repudiou nas redes sociais os comentários de Fantinel e os classificou como um caso de xenofobia. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário