ONU afirma preocupação com combate à pandemia no Brasil
Entidade diz que autoridades brasileiras reduzem a seriedade da situação
Foto: Fardin Waezi/UNAMA
A Organização das Nações Unidas diz estar preocupada com o comportamento de autoridades brasileiras diante da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Em entrevista coletiva, a entidade deixou claro que mensagens conflitantes do governo minam a capacidade do país agir contra a doença.
Georgette Gagnon, diretora de Operações do Alto Comissariado da ONU para Direitos Humanos, indicou que o escritório está "preocupado" com as "mensagens conflitantes de autoridades, por vezes reduzindo a seriedade da situação, e isso pode minar os esforços do Brasil para lidar com a pandemia".
Na ONU, outro alerta se refere aos valores defendidos pelas autoridades federais. "É nossa posição que governos, em todos os lados, precisam proteger valores democráticos e direitos humanos, evitar respostas que alimentem tendências anti-democráticas, certamente num pais e numa região", disse Gagnon.
A entidade também diz estar preocupada com o impacto da doença na população, em especial nos grupos que estão mais vulneráveis ao vírus, como detentos e pessoas sem-teto. A diretora ainda explicou que está em contato com autoridades para implementar medidas às prisões do país.