Economia

ONU afirma que cenário de endividamento no Brasil é preocupante

Pandemia foi responsável por aumentar as dívidas dos brasileiros

Por Da Redação
Ás

ONU afirma que cenário de endividamento no Brasil é preocupante

Foto: Agência Brasil

Um relatório feito pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) mostra um cenário de endividamento preocupante no Brasil. Segundo os dados divulgados nesta segunda-feira (21), sete em cada dez famílias brasileiras se endividaram durante a pandemia, sendo que 43,2% desses núcleos familiares não devem conseguir honrar os compromissos financeiros. A informação é da CNN. 

O levantamento sugere a atuação urgente e efetiva do poder público, na tentativa de realocar esses consumidores no mercado de trabalho como forma de quitar as dívidas contraídas. O documento mostra que a alta no rendimento familiar se torna a única solução para enfrentar os efeitos do ‘superendividamento’. “Pensar na realocação do cidadão no mercado de consumo beneficia não somente o desenvolvimento do país, mas também o desenvolvimento humano — em dimensões que ultrapassam impactos econômicos”, afirmou o representante residente adjunto do PNUD, Carlos Arboleda.

Após a conclusão do estudo, foram apresentadas doze recomendações aos órgãos públicos para enfrentar o endividamento ‘endêmico’ no país. A primeira proposta sugere a regulamentação de um programa de educação financeira em âmbito nacional.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.