ONU conclui que crimes de guerra foram cometidos na Ucrânia
Especialistas em direitos humanos visitaram lugares atingidos pelas tropas russas
Foto: Reprodução/Redes Sociais
O presidente da Comissão de Inquérito Independente sobre a Ucrânia, Erik Mose, informou ao Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) nesta sexta-feira (23) que as investigações concluíram que crimes de guerra foram cometidos no país com base em evidências coletadas em quatro regiões do território ucraniano.
"Com base nas evidências reunidas pela Comissão, concluiu-se que crimes de guerra foram cometidos na Ucrânia", afirmou Mose, durante a primeira apresentação do grupo, que cita bombardeios russos em áreas civis, várias execuções, tortura, maus-tratos e violência sexual.
O discurso acontece após investigações em Kiev, Chernihiv, Kharkiv e Sumy, onde a Comissão visitou 27 lugares e entrevistou mais de 150 vítimas e testemunhas. A Comissão foi estabelecida após uma resolução da ONU sobre a situação de direitos humanos na Ucrânia, adotada em 4 de março deste ano. Os três especialistas em direitos humanos que compõem a Comissão foram nomeados pelo presidente do Conselho de Direitos Humanos da ONU, inicialmente para um trabalho de um ano de duração.