ONU destaca Dia Mundial do Braille para promover direitos humanos de pessoas com deficiência visual
Data é comemorada nesta quinta-feira (4)
Foto: Unicef Cuba
As Nações Unidas celebram nesta quinta-feira (4), o Dia Mundial do Braille, uma iniciativa para aumentar a conscientização sobre esse meio de comunicação tátil e promover os direitos humanos das pessoas com deficiência visual. O Braille, composto por seis pontos que representam letras, números e símbolos, foi inventado por Louis Braille no século XIX e desempenha um papel fundamental na vida das pessoas com deficiência visual.
A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência destaca a aplicação do Braille em diversos campos, incluindo educação, liberdade de expressão, opinião e inclusão social. Em um mundo com cerca de 1 bilhão de pessoas com deficiência, a ONU destaca as desvantagens sociais enfrentadas por esse grupo em áreas como saúde, educação, emprego e participação na comunidade.
Durante a pandemia, o Braille foi utilizado juntamente com outros formatos acessíveis para disseminar informações sobre a COVID-19, garantindo que pessoas com deficiência visual tivessem acesso às orientações e precauções necessárias para proteger-se e reduzir a propagação do vírus. A ONU ressalta a importância de intensificar as atividades relacionadas à acessibilidade digital para garantir a inclusão digital de todas as pessoas.
O Fundo da ONU para a Infância (Unicef) também contribuiu produzindo orientações em vários idiomas e formatos acessíveis, incluindo Braille, para promover uma resposta inclusiva à pandemia, abordando questões como informação, água, saneamento, higiene, saúde, educação e proteção infantil para pessoas com deficiência.