ONU enviará ao Brasil o relator de direito à livre associação
Emissário vai apurar suposto uso de força contra movimentos sociais
Foto: Wilson Dias/Agência Brasil
O relator especial da ONU sobre o direito à liberdade de reunião e associação pacífica, Clément Nyaletsossi Voule, realizará uma visita oficial ao Brasil, entre os dias 28 de março e 8 de abril.
Voule virá ao país para levantar informações sobre como as autoridades brasileiras lidam com manifestações pacíficas e com o direito à livre associação. A sua apuração dará ênfase ao uso de força durante protestos organizados por movimentos sociais e por indígenas.
Já aqui no brasil, o relator especial receberá uma carta assinada pela Conectas Direitos Humanos, pela Anistia Internacional Brasil, pela Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE) e pelo Comitê Brasileiro de Defensoras e Defensores de Direitos Humanos, que é composto por 45 organizações da sociedade civil.
A carta aponta 10 pontos que causam preocupação nas entidades no Brasil, como a ameaça à integridade de jornalistas e a disseminação em massa de notícias falsas. As organizações também irão alertar sobre projetos de lei que tramitam no Congresso que preveem a criação de novos dispositivos para combater ações terroristas.