ONU lança plano para apoiar línguas indígenas ameaçadas
População indígena representa ao menos 6% da população mundial, mas falam mais de 4 mil línguas das cerca de 6,7 mil existentes

Foto: Christiano Antonucci/Secom-MT
A Organização das Nações Unidas (ONU), lançou na última semana a "Década Internacional das Línguas Indígenas", o projeto prevê a preservação da cultura e da variedade linguística de povos originários.
Durante o evento, o presidente da Assembleia Geral, Csaba Korosi, afirmou que a preservação das línguas indígenas é importante para toda a humanidade. O presidente também ressaltou que a cultura indígena é parte fundamental da preservação ambiental; essa população representa 6% da população global e falam 4 mil das 6,7 mil línguas do mundo. Ele explica que 80% da biodiversidade remanescente é protegida pelos indígenas, de acordo com dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).
"A cada língua indígena que desaparece, também some a cultura, a tradição e os saberes que ela carrega", afirma Korosi. Ele ressalta ainda a proteção é importante porque os povos indígenas são os guardiões de quase 80% da biodiversidade remanescente, segundo dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).