ONU: Lula aceita convite e comparecerá à COP27 antes da posse
Evento acontece entre os dias 6 e 18 de novembro no Egito
Foto: Ricardo Stuckert
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu participar da Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), a COP27, que acontece entre os dias 6 e 18 de novembro no Egito. A decisão do petista foi confirmada pela presidente do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann, e bem vista por ambientalistas.
A expectativa é que Lula já chegue à conferência na cidade de Sharm el-Sheik, o primeiro grande evento internacional desde a vitória, com o nome do indicado para comandar o Ministério do Meio Ambiente em seu governo. O convite para a participação de Lula foi feito pelo governador do Pará, Helder Barbalho (MDB). Houve também contato do governador do Amapá, Waldez Góes (PDT), que preside o Consórcio de Governadores da Amazônia Legal.
O encontro climático reunirá mais de 90 chefes de Estados e de governo, entre eles o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que chegará no evento no dia 11, Emmanuel Macron, líder francês, e a primeira-ministra italiana Giorgia Meloni. Cientistas do clima e ambientalistas reiteraram a enorme importância dos resultados das eleições no Brasil, onde fica a maior parte da floresta amazônica.