ONU oficializa Belém, no Pará como sede da COP30 em 2025
Baku sediará a COP 29
Foto: Reprodução/Agência Pará
A cúpula da COP 28 formalizou hoje a escolha de Belém, no Pará, como a sede da COP 30, em 2025, consolidando-a como o epicentro das discussões globais sobre mudanças climáticas e estratégias para mitigar os impactos do aquecimento global.
Concomitantemente, após meses de incerteza e negociações delicadas, Baku, no Azerbaijão, foi designada para receber a COP 29, em uma decisão anunciada durante a reunião presidida pelo líder da COP 28, Sultan Al Jaber.
A candidatura de Belém foi oficializada pelo governo brasileiro no início deste ano, recebendo apoio destacado do presidente Lula, que descreveu a notícia como "extraordinária para o povo do Pará, a cidade de Belém e o Brasil".
"Participei de COPs no Egito, Paris, Copenhague, onde o foco era a Amazônia. Sugeri realizar a COP em um estado amazônico para que possam compreender essa região, vislumbrar seus rios, florestas e sua fauna", afirmou o presidente no vídeo.
A Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP) é um fórum global que aborda estratégias para melhorar as condições climáticas, especialmente na redução dos gases do efeito estufa.