ONU pede maior investimento em fontes renováveis de energia
620 milhões de crianças na região estão respirando ar tóxico e poluído, no sudeste e no sul da Ásia
Foto: Reprodução/Anadolu Agency
O porta-voz da ONU, Stephane Dujarric, pediu mais investimentos em fontes renováveis de energia para proteger crianças da poluição do ar no sudeste e no sul da Ásia.
Ele afirmou nesta quinta-feira (7), que cerca de 620 milhões de crianças na região estão respirando ar tóxico e poluído. E acrescentou que crianças parecem ser mais afetadas do que adultos.
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) divulgou comunicado pedindo imediata ação para lidar com o problema. Segundo o órgão, governos da região e de todo o mundo devem adotar medidas urgentes para reduzir a poluição do ar, investindo em fontes renováveis de energia - que são mais limpas como energia solar - em substituição a combustíveis fósseis.
Em reunião da Associação nas Nações do Sudeste Asiático, realizada neste mês na Tailândia, o secretário-geral da ONU, António Guterres, disse que a maior parte dos planos de construção no mundo, de usinas de energia que utilizam carvão vem do leste, sul e sudeste asiático. Ele pediu que fosse proibida a construção de novas usinas a partir de 2020.