OpenAI compra startup cofundada por ex-designer da Apple
Empresa foi comprada US$ 6,5 bilhões.

Foto: Jony Ive (à esquerda) e Sam Altman (à direita) — Foto: Bloomberg
A OpenAI anunciou nesta quarta-feira (21) a aquisição da io, startup cofundada pelo ex-designer da Apple Jony Ive, em um acordo avaliado em cerca de US$ 6,5 bilhões, majoritariamente em ações. A transação representa a maior compra da história da empresa e marca a entrada da OpenAI no desenvolvimento de hardware próprio impulsionado por inteligência artificial, segundo informações do InfoMoney.
Com a aquisição, a OpenAI incorpora uma equipe de cerca de 55 engenheiros e designers, muitos ex-funcionários da Apple, que vão trabalhar na criação de novos dispositivos de IA. Ive, conhecido por sua parceria com Steve Jobs e por idealizar produtos como o iPhone e o iPad, afirmou que este é “um momento para o qual esteve se preparando nos últimos 30 anos”.
O primeiro produto da colaboração entre Ive e Sam Altman, CEO da OpenAI, está previsto para 2026. Altman destacou que a iniciativa visa criar um tipo totalmente novo de dispositivo, capaz de maximizar as potencialidades da IA.
O acordo inclui ainda a manutenção da LoveFrom, empresa de design fundada por Ive, que agora será responsável por toda a identidade visual da OpenAI. A conclusão da aquisição depende de aprovações regulatórias e deve ocorrer até o verão do hemisfério norte.