Operação conjunta das Polícias Rodoviária Federal, Militar, Civil e Força Nacional mira facções no extremo sul da Bahia, área de conflito indígena
Mandados de prisão, busca e apreensão são cumpridos em Porto Seguro, nesta quarta-feira (23)

Foto: Divulgação/SSP
A Secretaria de Segurança Pública (SSP) em conjunto com as Polícias Federal, Militar e Civil realizam, nesta quarta-feira (23), a “Operação Vértice Zero” contra facções com atuação no extremo-sul da Bahia.
Mandados de prisão, busca e apreensão são cumpridos em Porto Seguro contra suspeitos envolvidos com homicídios, tráfico de drogas, domínio e ocupação de terras indígenas.
A região se tornou palco de disputa por terras entre indígenas e produtores rurais, pois abriga a Terra Indígena Comexatibá, onde indígenas lutam pela homologação há mais de 20 anos. O extremo sul do estado conta o policiamento reforçado pela Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) desde o mês de abril, que participa da operação desta quarta.
A ação conta ainda com a participação de equipes da Delegacia da Polícia Federal (DPF) de Porto Seguro, Superintendência de Inteligência (SI) da SSP, Comandos de Policiamento Região (CPR) Extremo Sul, em Missões Especiais (CPME) e Especializado (CPE), e da 23ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Eunápolis) e da CORE/PC.
LEIA TAMBÉM:
• Homem e mulher são encontrados decapitados em área de conflito indígena no extremo sul da Bahia
• Indígena é morto a tiros em meio a conflitos fundiários no extremo sul da Bahia
• Força Nacional é enviada para áreas de conflitos indígenas no extremo sul da Bahia
• Pataxós lutam por homologação há 20 anos na Bahia e relatam violência em meio a conflitos com fazendeiros: 'temos medo de dizer que somos indígenas'
• MPF cobra posicionamento do Governo Federal sobre demarcação de terras indígenas na Bahia
• Vídeo: Governador justifica ausência de indígenas em reunião sobre conflitos agrários na BA: “evitar acirramento"