Operação da PF combate desvio de recursos públicos em cidades na Bahia
Foram identificados indícios de superfaturamento nas contratações de serviço de transporte escolar e locação de veículos
Foto: Divulgação
A Polícia Federal em parceria com a Controladoria Geral da União (CGU) deflagraram, nesta quinta-feira (5), as Operações Rumo e Prumo, que apuram irregularidades em procedimentos licitatórios e favorecimento de empresa nas contratações para prestação de serviço de transporte escolar e locação de veículos nas cidades de Euclides da Cunha e Umburanas, na Bahia.
Além dos dois municípios citados, são cumpridos 21 mandados de busca e apreensão em Salvador, Jaguarari e Jacobina, e Petrolina (PE). O trabalho conta com a participação de 11 servidores da CGU e de cerca de 65 policiais federais.
Com as investigações foi possível identificar negociatas entre representantes de pessoas jurídicas e agentes públicos com o intuito de manipular procedimentos licitatórios, direcionando-os para uma empresa vinculada à organização criminosa.
Entre as irregularidades praticadas pelo grupo criminoso estão: a simulação da cotação de preços para formação de valor de referência superestimado, inclusão de cláusulas restritivas da competitividade, contratação de empresa sem a devida capacidade técnica e a realização de ajustes nos editais para melhor se adequar aos interesses da empresa que se sagrou vencedora.