Operação da PF prende secretário de Administração Penitenciária do Rio
Ação é realizada com cerca de 40 PFs que cumprem mandados de prisão temporária e busca e apreensão

Foto: Reprodução
A Polícia Federal deflagra na manhã desta terça-feira (17) a Operação Simonia, que tem o objetivo de desarticular o esquema criminoso estabelecido na cúpula administrativa da Secretaria de Administração Penitenciária do Estado do Rio de Janeiro (SEAP-RJ). A PF já realizou as prisões do secretário estadual da SEAP, Raphael Montenegro e dos dois subsecretários, Wellington Nunes da Silva, da gestão operacional, e Sandro Farias Gimenes, superintendente.
A investigação conta com o apoio do Ministério Público Federal (MPF) e o Departamento Penitenciário Federal (DEPEN) e aponta para a existência de negociação entre a cúpula da SEAP e lideranças de facção criminosa, que também atuam no tráfico internacional de drogas.
A ação é realizada com cerca de 40 policiais federais que cumprem três mandados de prisão temporária e cinco de busca e apreensão, que foram expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região. Além da capital do Rio, os mandados também são cumpridos em Nova Iguaçu e Duque de Caxias.
O nome Simonia faz referência a uma prática medieval em que detentores de cargos trocavam benefícios ilegítimos por vantagens espúrias.