Operação desmonta organização criminosa envolvida em tráfico de drogas e lavagem de dinheiro na Bahia
As investigações revelaram um grupo criminoso atuante em diversas cidades do estado
Foto: Ascom-PC/Vitória Estrela
As equipes da 9ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) de Jequié concluíram nesta sexta-feira (21), mais uma fase da Operação Pooling Accounts, que tem como objetivo apurar crimes de tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, organização criminosa e falsificação de documentos particulares. As investigações revelaram um grupo criminoso atuante em diversas cidades da Bahia e em outros estados.
Até o momento, a operação já bloqueou R$ 241 mil em 541 contas bancárias pertencentes a pessoas e empresas envolvidas no esquema, além de ter sequestrado um imóvel no valor de R$ 400 mil, localizado em Cuiabá (MT), e três veículos. Ao todo, foram cumpridos 41 mandados de busca e apreensão.
A operação, cujo nome faz referência ao conceito de 'contas de passagem', foi iniciada no fim de 2021, a partir da identificação de um indivíduo responsável pela venda de drogas em Jequié, subordinado a uma organização criminosa com conexões no estado do Rio de Janeiro. Aprofundando as investigações, as autoridades conseguiram identificar o modus operandi do grupo, permitindo que medidas adicionais de polícia judiciária sejam tomadas para desarticular e desmonetizar o esquema.