Operação Dia dos Pais: Codecon notifica 20 estabelecimentos por irregularidades
Notificações por ausência de preço representaram 75% das ações
Foto: Ascom/ Codecon
A Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon) notificou 20 estabelecimentos por irregularidades durante a operação Dia dos Pais, finalizada na sexta-feira (11), véspera do final de semana de celebração da data comemorativa. Ao todo, foram registradas 29 infrações na capital baiana, resultando em 20 notificações e um auto de infração para 20 estabelecimentos irregulares dentre os 142 vistoriados.
De acordo com o órgão, o auto de infração foi emitido devido à comercialização de produtos fora do prazo de validade, enquanto as notificações decorreram de irregularidades como ausência de preço, higiene inadequada e falta de informações de validade. As notificações por ausência de preço representaram 75% das irregularidades.
“Observamos que essa estratégia de não precificar as peças da vitrine é uma maneira de atrair o consumidor para dentro do estabelecimento, infringindo o direito básico do cidadão de receber informações adequadas, claras e precisas sobre os produtos. Notificamos os lojistas para que corrijam o erro, porém, em caso de reincidência, serão aplicados autos de infração”, ressaltou o diretor-geral da Codecon, Zilton Netto.