• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Operação El Patrón: MPBA denuncia Binho Galinha e oficial da PM por lavagem de dinheiro

Operação El Patrón: MPBA denuncia Binho Galinha e oficial da PM por lavagem de dinheiro

Deputado estadual é apontado como líder de um grupo miliciano que atua em Feira de Santana

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Operação El Patrón: MPBA denuncia Binho Galinha e oficial da PM por lavagem de dinheiro

Foto: Divulgação/ALBA

O Ministério Público da Bahia (MPBA), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), denunciou na segunda-feira (24) o deputado estadual Binho Galinha (Patriota) e o tenente-coronel da Polícia Militar José Hildon Brandão por envolvimento em um esquema de lavagem de dinheiro.

O parlamentar é apontado como líder de um grupo miliciano que atua na região de Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador.

A denúncia é mais um desdobramento da ‘Operação El Patrón’, deflagrada em dezembro de 2023, que investiga crimes como lavagem de dinheiro, extorsão e exploração do jogo do bicho em Feira de Santana e cidades vizinhas.

O MPBA solicitou à Justiça a manutenção do afastamento cautelar do tenente-coronel das funções na Polícia Militar, além da indisponibilidade de bens dos acusados para garantir futura reparação dos danos causados.

Segundo as investigações, os denunciados teriam ocultado a origem ilícita de um lote no bairro Papagaio, em Feira de Santana. O imóvel teria sido adquirido com recursos obtidos por meio das atividades criminosas lideradas pelo deputado.

A transação foi realizada em setembro de 2022, com pagamento em espécie e sem documentação que comprovasse a propriedade do bem por parte do vendedor, o que caracteriza indícios de lavagem de dinheiro.
 
Além da negociação do terreno, o MPBA apontou outros indícios envolvendo o oficial da PM, como a aquisição de um veículo, em janeiro de 2023, onde parte do pagamento também foi feita em dinheiro vivo. 

LEIA TAMBÉM: 

Alan Sanches justifica silêncio da Alba no caso Binho Galinha: ‘Casa não foi provocada’

Caso Binho Galinha: Adolfo pressiona líderes para instalação de Comissão de Ética na Alba
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário