• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Operação Internacional desmancha esquema milionário de tráfico de armas
Mundo

Operação Internacional desmancha esquema milionário de tráfico de armas

A ação policial resultou em 67 apreensões no território brasileiro, totalizando 659 armas, distribuídas em 10 estados do país

Por Da Redação
Ás

Operação Internacional desmancha esquema milionário de tráfico de armas

Foto: Policia Federal

Uma operação conjunta envolvendo o Grupo de Investigações Sensíveis da Polícia Federal na Bahia (GISE/SR/PF/BA), o Ministério Público Federal e autoridades internacionais revelou uma intricada rede de tráfico ilícito de armas da Europa para a América do Sul. Uma empresa sediada em Assunção, no Paraguai, importava milhares de pistolas, fuzis e munições de fabricantes europeus, para serem revendidos a grupos criminosos na fronteira do Brasil com o Paraguai.

Desde o início das investigações, estima-se que a empresa em questão importou cerca de 43.000 armas para o Paraguai, movimentando aproximadamente R$ 1,2 bilhão em três anos. As armas eram raspadas no Paraguai antes de serem revendidas a intermediários que as repassavam para as principais facções criminosas do Brasil, atuando especialmente na região de fronteira.

A ação policial resultou em 67 apreensões no território brasileiro, totalizando 659 armas, distribuídas em 10 estados do país. A operação contou com a parceria do Ministério Público Federal, cooperação internacional com a Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai (SENAD/PY) e o Ministério Público do Paraguai. Além disso, a Força-Tarefa Internacional de Combate ao Tráfico de Armas e Munições (FICTA), composta pela Homeland Security Investigations (HSI) e Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), atuou sob a supervisão do Serviço de Repressão ao Tráfico de Armas da PF.

O processo está em curso na 2ª Vara Federal de Salvador/BA, que emitiu 25 mandados de prisões preventivas, 06 ordens de prisão temporária e 54 mandados de busca e apreensão em três países: Brasil, Paraguai e Estados Unidos. As ações de cumprimento dos mandados ocorreram em diversas cidades brasileiras, Paraguai e também nos Estados Unidos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário