Operação Loki apreende mais de R$ 1 milhão em bens de organização criminosa que atuava em Paulo Afonso
Segundo a investigação, grupo aplicava golpes envolvendo fraude de transações com operadoras de cartão de crédito

Foto: Divulgação Ascom PCBA
A Polícia Civil da Bahia (PCBA) apreendeu, nesta quinta-feira (17), mais de R$ 1 milhão em bens pertencentes a um grupo criminoso que atua no município de Paulo Afonso, no norte baiano. A ação faz parte da Operação Loki, que cumpre mais de 20 mandados de busca e apreensão.
Entre os bens, estão 10 carros e 7 motocicletas, além de computadores, aparelhos eletrônicos, dezenas de cartões de crédito, celulares, documentações e outros objetos. As apreensões serão analisadas no curso das investigações.
De acordo com a apuração da PC, o grupo é responsável por crimes como estelionato, receptação, associação criminosa e lavagem de dinheiro, com ênfase em golpes do tipo "chargeback", um esquema que envolve a fraude de transações com operadoras de cartão de crédito. Além disso, outras práticas ilegais eram utilizadas para movimentar grandes quantias irregularmente.
As investigações, que duraram cerca de um ano, foram conduzidas pelo Núcleo de Inteligência da 18ª Coorpin/Paulo Afonso e buscavam desarticular a organização criminosa.
A operação foi comandada pela Delegacia Territorial de Paulo Afonso e pela 18ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), com apoio da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) e de equipes de outras 10 cidades.