Overclean: Leo Prates defende ACM Neto e Bruno Reis após críticas por ligação com 'Rei do Lixo'
José Marcos Moura é apontado pela PF como um dos líderes de uma organização criminosa suspeita de desviar verbas públicas

Foto: Farol da Bahia
O deputado federal Leo Prates (PDT-BA) saiu em defesa do ex-prefeito ACM Neto (Uniãp Brasil) e do sucessor, Bruno Reis (União Brasil), alvos de críticas pela ligação e amizade com o empresário José Marcos Moura, conhecido como o "Rei do Lixo". Para o ex-secretário municipal de Saúde de Salvador, os dois são “homens probos, corretos, direitos e honrados” e têm direito à "presunção de inocência” —ambos não figuram como investigados.
“Até o presente momento, a informação que me chega é que não há nenhuma investigação a respeito de Bruno Reis e ACM Neto. [...] Para mim é uma alegria apoiar um prefeito que é aprovado por quase 70% da população, e de estar ao lado de um homem público que mudou Salvador, deu a independência de Salvador e quanto ao resto, a gente deixa a Justiça se encaminhar, porque também há o princípio da presunção de inocência para qualquer investigado. Nesse momento não há processo, há uma investigação em curso. Nós defendemos a investigação, apoiamos a investigação”, afirmou.
O deputado afirmou ainda que investigações podem ocorrer em qualquer partido. “Eu quero lembrar que tanto há investigações que atingem a União Brasil, quanto há investigações que atingem o Partido dos Trabalhadores e faz parte da vida pública”.
Aliado de ACM, Leo Prates participou do encontro com correligionários promovido pelo vice-presidente nacional do União Brasil, no último domingo (20). Segundo Prates, a Operação Overclean não foi nem ao menos mencionada entre os políticos presentes.
“Foi tratado sobre o futuro da Bahia, a melhoria dos índices de criminalidade, as melhorias dos índices de saúde, a melhoria dos índices sociais, as melhorias dos índices de educação, foi tratado sobre as pessoas, melhorar a vida das pessoas”, declarou.
Relação política
Leo Prates foi secretário municipal da Saúde de Salvador por 2 anos e 8 meses. Ele assumiu a pasta em julho de 2019, na segunda gestão do então prefeito ACM Neto, e deixou o cargo em março de 2022, na administração de Bruno Reis.
Ao falar sobre sua relação com os ex e atual prefeito da capital baiana, Prates disse que sua passagem pelo governo não foi marcada por nenhum tipo de irregularidade. “Coloquei a secretaria à disposição do Ministério Público Federal, Estadual. Trabalhamos em conjunto com a CGU, inclusive em processos que, pela rapidez do que tinham que ter sido feitas, a CGU e a CGM foram importantes. Então sou filho de auditora do Tribunal de Contas. Então acredito que os procedimentos que nós adotamos falam mais alto que as palavras. Quanto à sociedade, à amizade, isso eu posso ter com qualquer pessoa, e isso não me imputa em nada nem em citação de investigação.”