Operação Spoofing: Juiz determina que PF dê à defesa de Lula acesso a mensagens apreendidas
Medida foi estabelecida após uma intimação do ministro Ricardo Lewandowski
Foto: Agência Brasil
O juiz Gabriel Zago Capanema de Paiva, plantonista da 10ª Vara Federal Criminal do Distrito Federal, concedeu nesta terça-feira (5), acesso da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva às mensagens apreendidas na Operação Spoofing. A medida foi estabelecida após uma intimação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, na última segunda-feira (4). No momento, a defesa aguarda designação de horário e local para receber o material.
A decisão de Lewandowski que autoriza o acesso ao conteúdo foi proferida em 28 de dezembro. Segundo o G1, o juiz Gabriel de Paiva determinou que a Divisão de Contrainteligência da Diretoria de Inteligência da Polícia Federal seja notificada para cumprir a determinação. Com isso, devem ser concedidas à defesa, no prazo de dez dias, mensagens que digam respeito a Lula direta ou indiretamente. Além disso, deverão ser entregues conversas que tenham relação com as investigações e ações penais de Lula na 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba ou em qualquer jurisdição.
As mensagens às quais a defesa de Lula teve acesso foram apreendidas na Operação Spoofing, deflagrada em julho de 2019. Na ocasião, foram presos suspeitos de invadir celulares de autoridades como o ex-ministro e ex-juiz Sergio Moro e integrantes da força-tarefa da Operação Lava Jato em Curitiba.