Operação Tá na Pegada vai à Prainha do Lobato neste sábado (22)
O objetivo é intensificar a limpeza das praias e sensibilizar a população acerca dos impactos provenientes do descarte irregular de resíduos
Foto: Reprodução / Limpurb
A Prainha do Lobato é a próxima localidade a receber a operação “Tá na Pegada”, promovida pela Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb). A ação acontece na manhã deste sábado (22), com a intensificação da limpeza da orla e da faixa de areia. O objetivo é intensificar a limpeza das praias e sensibilizar a população acerca dos impactos provenientes do descarte irregular de resíduos.
Na ocasião, também será realizada a primeira edição do “Desapegaê”, mutirão para recolher resíduos volumosos como colchão, sofá, fogão e demais materiais inservíveis. A partir desta quinta-feira (20), um carro de som percorre a região do Lobato, divulgando o dia e horário que as caçambas farão a coleta.
Além disso, a “Tá na Pegada” realizou ações prévias, durante a semana, com o suporte de 25 agentes da equipe de serviços complementares que efetuaram os serviços de roçagem, capinação, gancheamento, sacheamento, varrição, retirada de terra, pintura de meio fio e remoção da produção. As atividades tiveram apoio de trator, cessadeira e até barco para realizar a limpeza do espelho d’água, e instalação de novas papeleiras na localidade.
“Durante todo o verão, realizaremos diversas ações nas praias intensificando nossa atuação operacional e sensibilizando a população sobre a necessidade de contribuir com a manutenção da limpeza da cidade. Os resíduos descartados de forma irregular nas faixas de areia, quando não recolhidos por nossos agentes, são levados pela maré, poluem os oceanos e impactam diretamente na preservação da fauna e flora marinha”, destacou o presidente da Limpurb, Omar Gordilho.
Programação
A primeira edição da operação foi realizada em Praia Grande, no Subúrbio de Salvador, em parceria com o “Praia Boa é a Nossa”, composto por moradores do bairro. As próximas ações contemplarão as praias de Jaguaribe, Cantagalo, Itapuã, Barra, Tubarão, São Tomé de Paripe e Preguiça.