• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Abertas as inscrições do curso de formação de referências antirrascistas e feministas para professores
Bahia

Abertas as inscrições do curso de formação de referências antirrascistas e feministas para professores

O curso ocorrerá nos dias 5, 12 e 19 de fevereiro

Por Da Redação
Ás

Abertas as inscrições do curso de formação de referências antirrascistas e feministas para professores

Foto: Reprodução

O OCEÂNICAS é um curso de formação de referências antirracistas e feministas a ser oferecido, gratuitamente, a professoras e professores do ensino médio, em suas diferentes modalidades, da Rede Pública de Ensino do Estado da Bahia. Tendo como respaldo a Lei 11.645/2008. 

O curso, para 50 pessoas, com certificado e envio de material didático (ementa, bibliografia e poemas a ser estudados), acontecerá em três encontros: dias 5, 12 e 19 de fevereiro, através do Google Meet. Inscrições abertas de 21/01 a 03/02 (ou até encerrarem as vagas) no link.

O projeto pretende oferecer um ambiente para formação de uma educação libertadora, tendo na bibliografia poesia escrita por mulheres negras que trazem questões sobre: identidades nacionais, diásporas, independência, histórias nacionais e memória. Como são exemplos as autoras: Conceição Evaristo (Brasil), Noémia de Sousa (Moçambique) e Conceição Lima (São Tomé e Príncipe). A proposta do curso é ampliar referências paraa leitura de poesia na sala de aula. 

O curso será ministrado por Luciany Aparecida – escritora, doutora em Letras com pesquisas nas áreas de teoria e crítica literárias. Seus estudos pensam a literatura na interface: nação, migração, história, memória, identidades e performances. É autora de Macala(2022),plaquete do Círculo de Poemas das editoras: Fósforo e Luna Parque;Joanna Mina(2021), dramaturgia que resultou do Edital Dramaturgias em Processos do Teatro da USP.Com a assinatura Ruth Ducaso publicou: Florim (2020)e Contos ordinários de melancolia (2019), ambos pelo selo editorial paralelo13s.

O projeto OCEÂNICAS tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura (Prêmio Cultura na Palma da Mão) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal. 
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário