Operações policiais no Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia deixam 44 mortos ao longo da semana
Na Bahia, foram registradas 19 vítimas
Foto: Agência Brasil
As ações policiais realizadas a partir da sexta-feira (28) deixaram 44 mortos nos estados de São Paulo, Bahia e Rio de Janeiro. O foco das operações era combater facções criminosas.
Nove pessoas morreram nesta quarta-feira (2) em uma operação policial contra o tráfico de drogas no Complexo da Penha, no Rio de Janeiro. Em nota, a Polícia Militar afirmou que buscava “localizar e prender integrantes de facções criminosas”.
O número de mortos na Operação Escudo, que ocorre na Baixada Santista, chegou a 16, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo. A SSP-SP informou que ao menos dez tinham antecedentes criminais. As outras seis mortes não foram detalhadas. Desde o começo da operação, a secretaria diz que foram em confrontos.
Outras 19 mortes foram registradas em ações semelhantes entre sexta e segunda-feira (31) na Bahia. Uma intervenção policial resultou em sete mortes na cidade de Camaçari. Além disso, em Itatim, oito pessoas foram mortas numa ação da polícia e outras quatro em Salvador. Os suspeitos ostentavam armas nas redes sociais e integravam uma facção, além de envolvimento com homicídios, tráfico de drogas e roubos.
Em 2022, o Brasil registrou 6.429 mortes em ações policiais, cerca de 17 por dia, segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.