Oposição está incomodada com atuação de Janja no governo: ‘não foi eleita’
Em documento, deputado pede que PGR investigue primeira-dama
Foto: Cláudio Kbene / PR
Parlamentares da oposição estão questionando a participação da primeira-dama, Janja da Silva, em eventos presidenciais, alegando que suas ações extrapolam o papel tradicional de esposa do presidente da República. Em entrevista à CNN, líderes da oposição argumentaram que Janja não foi eleita e está assumindo agenda presidencial sem ter cargo para isso.
Acompanhada pelo ministro da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta, a esposa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recentemente visitou áreas afetadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul e se reuniu com o governador Eduardo Leite (PSDB).
O deputado Evair Vieira de Melo (PP-ES) apresentou um pedido de inquérito à Procuradoria-Geral da República (PGR) para investigar a legalidade da participação de Janja na agenda presidencial. Um líder da oposição sugeriu que essa questão deveria ser tratada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, que, em caso de impedimento do presidente da República, assumiria o cargo.
Na sexta-feira passada (9), Lula passou por uma cirurgia de restauração no quadril direito e recebeu alta do Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, no domingo (1°).