Oposição exige demissão de Carlos Lupi por suposta omissão em irregularidades na Previdência
Além disso, cobram instauração de CPI e o ressarcimento integral dos valores subtraídos dos beneficiários

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
BRASÍLIA - A oposição exige a demissão imediata do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, após a divulgação de que ele foi informado há mais de um ano sobre irregularidades em descontos aplicados a aposentados, pensionistas e pessoas com deficiência, sem ter adotado medidas efetivas para interromper a prática.
De acordo com parlamentares, a conduta do ministro ultrapassa a omissão administrativa. "É cumplicidade ativa com um esquema de roubo institucionalizado contra os mais pobres, os mais vulneráveis e aqueles que mais necessitam da proteção do Estado brasileiro", afirma nota divulgada.
Para a oposição, a permanência de Lupi compromete a confiança no sistema previdenciário e reforça a necessidade de responsabilização dos envolvidos. "Carlos Lupi sabia. Carlos Lupi se calou. E, ao se calar, permitiu a continuidade de um crime bilionário, que corroeu a confiança dos brasileiros na Previdência Social"
Além da exoneração imediata, a oposição anunciou que irá atuar pela instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar as irregularidades, convocar autoridades responsáveis e cobrar o ressarcimento integral dos valores descontados de forma irregular.