• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Oposição sul-coreana apresenta novo pedido de impeachment contra presidente
Mundo

Oposição sul-coreana apresenta novo pedido de impeachment contra presidente

Yoon Suk Yeol é criticado após declarar lei marcial no país e revogar poucas horas depois

Por Da Redação
Ás

Oposição sul-coreana apresenta novo pedido de impeachment contra presidente

Foto: Reprodução/TV Globo

Os partidos de oposição da Coreia do Sul apresentaram nesta quinta-feira (11) um novo pedido de impeachment contra o presidente Yoon Suk Yeol, criticado após declarar lei marcial no país e revogar a medida poucas horas depois.

O Parlamento sul-coreano confirmou que seis partidos, incluindo o Partido Democrático, principal força de oposição, protocolaram a nova moção de impeachment. A votação está prevista para o próximo sábado (15).

Antes da formalização do pedido, Yoon endureceu o tom contra os deputados da Assembleia Nacional durante um discurso transmitido pela televisão. Ele acusou a Coreia do Norte de hackear as eleições legislativas do país e descartou a possibilidade de renúncia, prometendo "lutar até o fim".

O presidente enfrenta uma grave crise política desde que decretou, em 3 de dezembro, uma lei marcial que restringia direitos civis sob a justificativa de "identificar elementos pró-Coreia do Norte" no governo. A medida também previa o fechamento da Assembleia Nacional, mas foi rejeitada pelos próprios deputados e revogada.

A primeira tentativa de impeachment, realizada na semana passada, fracassou devido à resistência da maioria governista no parlamento. Caso a nova moção seja aprovada, o processo será encaminhado ao Tribunal Constitucional, que terá até seis meses para decidir se Yoon será removido do cargo ou reintegrado.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.