Orquestra Sinfônica da Bahia estreia o projeto OSBArris com concerto no bairro dos Barris
Evento gratuito da OSBA promove arrecadação de alimentos para programa de combate à fome
Foto: Reprodução
A Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) apresenta nesta sexta-feira (26), às 19h, o seu novo projeto, o OSBArris, com um concerto no Quadrilátero da Biblioteca Central do Estado da Bahia, localizado no bairro dos Barris. A entrada para o concerto é gratuita, sujeita à lotação do espaço.
Para essa estreia, a OSBA incentiva o público a doar alimentos para o Bahia Sem Fome, programa de Combate à Fome do Governo do Estado da Bahia, que tem como objetivo principal promover a segurança alimentar e nutricional no estado. A Biblioteca Central é um dos pontos de arrecadação da campanha e também receberá doações durante o evento da Orquestra Sinfônica.
O projeto
Segundo o maestro Carlos Prazeres, a Orquestra Sinfônica da Bahia busca representar a sociedade baiana em sua essência, criando apresentações que dialoguem com as festas populares do estado. O São João Sinfônico, o Baile Concerto e o Concerto em homenagem à Independência da Bahia são alguns exemplos em que a orquestra e a sociedade se unem em um só corpo, de acordo com Prazeres.
"Faltava que algum dos nossos projetos remetesse às tradicionais festas de largo, ocupando algum bairro de Salvador. O OSBArris une esse desejo de criarmos uma festa da OSBA aos nossos objetivos de formação de plateia para a música de concerto, além da ocupação de espaços culturais baianos", afirma o maestro.
Assim nasce o OSBArris, um projeto pensado especialmente para os Barris, um bairro tradicional localizado no Centro da capital baiana. O Quadrilátero da Biblioteca Central do Estado da Bahia, situado nesse espaço cultural histórico, foi escolhido como palco para esse concerto. A biblioteca, com 212 anos de fundação, é a mais antiga da América Latina.
O OSBArris contará com a participação de duas solistas convidadas especiais: a soprano brasileiro-chilena (nascida na Paraíba) Maria Carla Pino Cury e a mezzo-soprano paulista Ana Lucia Benedetti. A regência será conduzida pelo maestro Carlos Prazeres.
No programa do OSBArris, teremos a versão para orquestra sinfônica e mezzo-soprano do ballet "El Amor Brujo", do compositor espanhol Manuel de Falla (1876-1946); as árias "Air des Clochettes" e "Flower Duet" da ópera "Lakmé", do francês Léo Delibes (1836-1891), além de "Chants d'Auvergne - Baïlèro", do francês Joseph Canteloube (1879-1957); e "Les Contes d'Hoffmann: Barcarolle", do alemão Jacques Offenbach (1819-1880).