"Os argumentos científicos me convenceram", diz pediatra Ana Escobar sobre aulas presenciais
Um manifesto aponta que a reabertura das escolas é segura
Foto: Reprodução
A pediatra e professora Ana Escobar defende à reabertura dos colégios. Segundo ela, seria necessário pressionar governantes para que a escolas tenham condições básicas de higiene e ventilação.
"Eu relutei em aceitar até que todos os argumentos científicos me convenceram. Dá sim para pensar numa reabertura pensada. Organizada, estruturada, dá para abrir." disse.
Anteriormente, um manifesto assinado por centenas de pediatras brasileiros reuniu uma coletânea de artigos científicos que apontam que a reabertura das escolas é segura. Todos os alunos perdem ensinamentos que só uma aula presencial fornece: a socialização, questões de cidadania e de empatia com outro, o “olho no olho”.
"Quando esse vírus desembarcou no mundo, tudo parou, porque precisamos entender o que estava acontecendo. Todo mundo ficou em casa e as crianças fora da escola. Até que a gente teve condições de estudar melhor o coronavírus e ver a apresentação clínica dele em várias faixas etárias, mortalidade, etc. Até setembro, a gente não tinha dados consistentes que justificassem a volta das crianças. Até porque tinha acabado de ser descrito pela Organização Mundial de Saúde (OMS) casos graves em crianças, uma síndrome associada à covid-19: a Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P). Então estávamos ainda avaliando como o vírus ia se manifestar nas crianças, não tínhamos certeza. Mas depois foram saindo trabalhos e estudos e agora no fim do ano a gente já possui estatísticas e alguma segurança." concluiu.