Os dilemas do crescimento empresarial
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A literatura e a prática valorizam bastante o crescimento empresarial como estratégia. Ganhar market-share por meio de novos mercados e produtos ou vendendo mais para os clientes atuais são sempre estratégias receitadas como importantes para obter desempenho superior.
Estratégias de Crescimento
É natural que, se a empresa tem um cenário externo de muitas oportunidades e tem muitos pontos fortes em relação aos concorrentes, a macroestratégia seja mesmo o crescimento. Mesmo que isso não seja uma estratégia deliberada, o crescimento pode ocorrer de forma natural e não planejada, pois os clientes pedem mais produtos pois a empresa está tendo uma boa aceitação pelo mercado
Há também o crescimento como estratégia deliberada por exemplo quando os fundos de private equity escolhem uma empresa que possa consolidar o setor e, para isso, adotam uma estratégia de crescimento por aquisição. Esse é o caso de grandes grupos em setores como farmácias, supermercados, academias de ginástica, universidades, laboratórios de análises clínicas, hospitais, produtos de beleza, produtos de higiene pessoal, dentre tantos outros exemplos, e até mesmo de padarias. Nesse meio de caminho os pequenos que conseguiram vender o controle se saíram melhores do que os que resistiram à venda ou encerrar o negócio antes da situação ficar pior e acabaram amargando grandes prejuízos. Os que sobreviveram provavelmente encontraram nichos não explorados pelas grandes empresas.
Nesses casos de consolidação há que considerar que o principal determinante do desempenho é o tamanho da empresa, que aumenta o poder de barganha com clientes e fornecedores, e gera ganhos de eficiência por meio da diluição do custo da estrutura administrativa e comercial e até de operações. Isso ainda ajuda a acessar recursos mais baratos para financiar as operações para expansão de instalações, novos negócios ainda deficitários no início, e para capital de giro, considerando o ciclo de caixa desfavorável.
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