Países em que a água já é um recurso em falta
Os países do Oriente Médio são considerados os de maior estresse hídrico
Foto: Reprodução
De acordo com informações do World Resources Institute (WRI), aproximadamente um terço da população global - 2,6 bilhões de pessoas - estão vivendo em países em situação de estresse hídrico "extremamente alto", incluindo 1,7 bilhão em 17 nações classificadas como "extremamente carentes de água".
Os países do Oriente Médio são considerados os de maior estresse hídrico. Além disso, o estudo também destaca que a Índia vem "enfrentando desafios críticos sobre seu uso e gestão da água que afetam tudo, desde a saúde ao seu desenvolvimento econômico".
Paquistão, Eritreia, Turcomenistão e Botsuana também são considerados extremamente carentes de água. O Brasil não se encaixa completamente, mas, alguns estados brasileiros já apresentam um parâmetro "baixo-médio", diferente de boa parte da realidade nacional.
O temor é que a escassez de água possa causar o deslocamento de milhões de pessoas, gerando conflitos e instabilidade política. Do México ao Chile, a áreas da África e pontos turísticos no sul da Europa e no Mediterrâneo, o nível de "estresse hídrico" está atingindo níveis preocupantes.