OTCA inaugura Observatório Amazônico para desenvolvimento de pesquisas
Base de dados de oito países da região estarão disponíveis
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
A Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) inaugurou, nesta quarta-feira (10), o Observatório Regional Amazônico (ORA). O local visa como uma plataforma de informações sobre temas como biodiversidade, recursos naturais, além de fauna, florestas e povos da Amazônia destinadas à elaboração de pesquisas e estudos.
As análises devem abordar as pautas dos recursos e a sociodiversidade da região amazônica para ajudar na construção de políticas públicas e de tomada de decisões em relação à região. A base de dados da ORA deve disponibilizar informações sobre os oito países integrantes da OTCA, sendo eles: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela.
“O observatório já era um desejo desses países há 43 anos, diante da necessidade de se desenvolver um sistema e mecanismos de cooperação por meio de dados e informações”, afirmou a secretária-geral da OTCA, Alexandra Moreira, durante a inauguração.
O observatório tem tanto uma sede física, localizada em Brasília, quanto um ambiente on-line, onde pode ser consultado um acervo de dados tabulados, mapas, conteúdos georreferenciados, material multimídia, documentos oficiais, legislações e publicações acadêmicas de fontes oficiais dos países-membros, assim como de outras instituições, que abordem questões relacionadas à Amazônia.
“Seremos ferramenta para políticas públicas para cada um dos países-membros. Esperamos desenvolver soluções inovadoras e escaláveis para a gestão dos recursos naturais”, completou Alexandra.