Brasil

OTCA inaugura Observatório Amazônico para desenvolvimento de pesquisas

Base de dados de oito países da região estarão disponíveis

Por Da Redação
Ás

OTCA inaugura Observatório Amazônico para desenvolvimento de pesquisas

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA)  inaugurou, nesta quarta-feira (10), o Observatório Regional Amazônico (ORA). O local visa como uma plataforma de informações sobre temas como biodiversidade, recursos naturais, além de fauna, florestas e povos da Amazônia destinadas à elaboração de pesquisas e estudos. 

As análises devem abordar as pautas dos recursos e a sociodiversidade da região amazônica para ajudar na construção de políticas públicas e de tomada de decisões em relação à região. A base de dados da ORA deve disponibilizar informações sobre os oito países integrantes da OTCA, sendo eles: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela.

“O observatório já era um desejo desses países há 43 anos, diante da necessidade de se desenvolver um sistema e mecanismos de cooperação por meio de dados e informações”, afirmou a secretária-geral da OTCA, Alexandra Moreira, durante a inauguração.

O observatório tem tanto uma sede física, localizada em Brasília, quanto um ambiente on-line, onde pode ser consultado um acervo de dados tabulados, mapas, conteúdos georreferenciados, material multimídia, documentos oficiais, legislações e publicações acadêmicas de fontes oficiais dos países-membros, assim como de outras instituições, que abordem questões relacionadas à Amazônia.

“Seremos ferramenta para políticas públicas para cada um dos países-membros. Esperamos desenvolver soluções inovadoras e escaláveis para a gestão dos recursos naturais”, completou Alexandra.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.