Salvador

Outubro Rosa Pet: clínica oferece atendimento para cadelas e gatas

Ação realiza identificação de nódulos e orientação aos tutores 

Por Da Redação
Ás

Outubro Rosa Pet: clínica oferece atendimento para cadelas e gatas

Foto: Divulgação

A Clínica Veterinária (Clivet) da Universidade Salvador (Unifacs), localizada na Avenida Jorge Amado, na Boca do Rio, realiza durante todo o mês de outubro a campanha Outubro Rosa Pet, para fazer uma prevenção do câncer de mama e doenças no sistema reprodutor de cadelas e gatas. São oferecidos serviços de triagem para identificação de nódulos e orientação para os tutores. 

A ação acontece de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Aos sábados, a ação é realizada das 8h às 12h. Para fazer o agendamento e obter outras informações, o interessado deve entrar em contato pelo WhatsApp (71) 3203-2649.

A médica veterinária e coordenadora da Clivet Unifacs, Simone Freitas, informou que a campanha vai ensinar os tutores a realizar o toque amigo, exame que ajuda a identificar pequenos nódulos nas mamas dos animais.

“Os tumores mamários podem ser detectados a partir do exame de palpação das cadeias mamárias. O tutor deve palpar cada glândula e os seus intervalos procurando nódulos do tamanho de um grão de arroz ou feijão”, orienta a especialista. 

Caso um nódulo seja identificado, é preciso procurar ajuda de um médico veterinário para diagnosticar o paciente e, se necessário, o animal será encaminhado ao tratamento cirúrgico. “É preciso realizar a cirurgia de remoção do tumor para encaminhar o material à biópsia, assim, é possível definir a necessidade do tratamento quimioterápico”, explica. 

Prevenção 

Cadelas e gatas com idade entre 6 e 11 têm mais propensão a desenvolver câncer de mama e doenças no sistema reprodutor, como hiperplasia mamária e piometra. Simone Freitas ressalta que as visitas frequentes ao médico veterinário, de acordo com a idade do pet, é uma forma de prevenção.

Além das consultas regulares, uma das formas de prevenir a doença é não aplicar injeções anticoncepcionais para evitar o cio do animal, já que esse é um fator de risco para a ocorrência da neoplasia mamária. “Além disso, o ideal é manter o peso adequado do pet, pois a obesidade também é um fator de risco”, complementa a especialista. 

Outra forma de precaução contra a doença é a castração. Simone indica que o melhor período para realizar o procedimento em cadelas e gatas é entre o primeiro e o segundo cio. “Isso evitará exposição hormonal desnecessária a cada ciclo estral, o que pode ser, também, um fator de risco. Ainda há uma vantagem adicional em escolher castrar, pois previne doenças reprodutivas, como a piometra, que é uma infecção uterina”, destaca.  

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.