• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Outubro Rosa: SUS terá que fazer exames em até 30 dias após suspeita médica
Brasil

Outubro Rosa: SUS terá que fazer exames em até 30 dias após suspeita médica

A medida foi sancionada pelo vice-presidente Hamilton Mourão

Por Da Redação
Ás

Outubro Rosa: SUS terá que fazer exames em até 30 dias após suspeita médica

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira (31), uma alteração em lei em que assegura exames para o diagnóstico de câncer sejam realizados em 30 dias, após a primeira suspeita do médico, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A medida foi sancionada pelo vice-presidente Hamilton Mourão na terça-feira (30), 

O dispositivo altera a Lei 12.732/2012 que prevê 60 dias entre o diagnóstico e o início do tratamento do câncer em pacientes do SUS. O texto foi aprovado pelo Senado no dia 16 de outubro e é fundamentado no fato de que o tempo de identificação da doença impacta no tratamento e na chance de cura do paciente.  

De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de mama é mais incidente em mulheres na maior parte do mundo. De acordo com as últimas estatísticas mundiais do Globocan 2018 (BRAY, 2018), foram estimados 2,1 milhões de casos novos de câncer e 627 mil óbitos pela doença.

No Brasil, as estimativas de incidência de câncer de mama para o ano de 2019 são de 59.700 casos novos, o que representa 29,5% dos cânceres em mulheres, excetuando-se o câncer de pele não melanoma. Em 2016, ocorreram 16.069 mortes de mulheres por câncer de mama no país.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário