• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Ovo de tubarão-lixa é fotografado durante mergulho em Fernando de Noronha
Brasil

Ovo de tubarão-lixa é fotografado durante mergulho em Fernando de Noronha

Cápsula já estava sem o filhote de tubarão e foi entregue ao engenheiro de pesca e especialista em tubarões

Por Da Redação
Ás

Ovo de tubarão-lixa é fotografado durante mergulho em Fernando de Noronha

Foto: Renato Magalhães/Ciliares/Divulgação

O fotógrafo Renato Magalhães, que produz imagens subaquáticas, fotografou o ovo de um tubarão-lixa durante mergulho em um local chamado de Ressurreta, na Ilha Rata, em Fernando de Noronha, nesta quinta-feira (26), numa profundidade de dez metros. “Eu estava fazendo fotos do mergulho de batismo dos turistas e fiquei feliz porque encontrei a chamada cápsula de sereia, que é o ovo de tubarão. Achei divertido encontrar uma coisa diferente no mar”.

A cápsula já estava sem o filhote de tubarão e foi entregue ao engenheiro de pesca e especialista em tubarões Leonardo Veras. De acordo com o pesquisador, em 31 anos, essa foi a primeira vez que viu um registro do ovo no mar. Todas as vezes ele só fez registros da bolsa de sereia na areia.

Veras explicou que tubarões têm vários tipos de reprodução, entre eles existem os animais que colocam ovos, como é o caso do tubarão-lixa. “Esse material é chamado de cápsula ou bolsa de sereia, é como se fosse a casca de um ovo. A fêmea gesta. Na hora da eclosão, ela expele o ovo e a cria [ao mesmo tempo]”.

O tubarão-lixa está no período reprodutivo até setembro. Desde julho, quando começou o período reprodutivo, uma enseada no Porto de Santo Antônio, virou ponto turístico.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário