Pacheco anuncia comissão para propor medidas contra os problemas causados pelas chuvas no RS
Os temporais que atingem o estado já deixaram 83 mortos e mais de 120 mil pessoas desalojadas
Foto: Reprodução/TV Senado
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, anunciou, nesta segunda-feira (6), a criação de uma comissão externa destinada a propor medidas contra os problemas causados pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul. Segundo a defesa civil, os temporais que atingem o estado já deixaram 83 mortos e mais de 120 mil pessoas desalojadas.
O colegiado será formado pelos três senadores do estado RS – Paulo Paim (PT-RS), Hamilton Mourão (Republicanos-RS) e Ireneu Orth (PP-RS) – e outros cinco parlamentares.
Segundo Pacheco, será responsabilidade dos senadores gaúchos centralizar propostas voltadas à recuperação do estado. A comissão criada também fará visitas ao estado para identificar ações que podem ser tomadas e para acompanhar o trabalho das autoridades nas cidades atingidas.
"É importante dizer que essa passa a ser uma absoluta prioridade do Senado para mitigar. É possível reconstruir o estado com medidas que espero que sejam ágeis. Primeiro ato de hoje é a instalação desse grupo, que ficará a cargo de analisar todas essas medidas", afirmou Pacheco.
No último domingo (5), em visita ao estado, Pacheco e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, defenderam a aprovação de projetos que abram caminho para restauração das quase 350 cidades afetadas pela catástrofe climática.
Nesta segunda, Pacheco voltou a dizer que o cenário no Rio Grande do Sul impõe “médias excepcionais e atípicas”.