Política

Pacheco apresenta PL com detalhamento da nova Lei do Impeachment

Proposta foi elaborada por uma comissão de juristas

Por Da Redação
Ás

Pacheco apresenta PL com detalhamento da nova Lei do Impeachment

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), apresentou na quinta-feira (23), um projeto de lei que define a nova Lei do Impeachment. A proposta foi elaborada por uma comissão de juristas.

O novo projeto estabelece o rito do processo de impeachment e atualiza os tipos de pedidos, além de condutas de agentes citados na Constituição, mas não definidas em lei; especifica os tipos de crimes de responsabilidade e reforma a legislação atual; define que os presidentes do Congresso terão que apreciar a denúncia preliminarmente em 30 dias; e também poderá arquivar ou dar andamento ao processo. 

Os crimes de responsabilidade previstos são:

contra a existência da União e a soberania nacional;

contra as instituições democráticas, a segurança interna do país e o livre exercício dos Poderes constitucionais da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios;

contra o exercício dos direitos e garantias fundamentais;

contra a probidade na Administração;

contra a lei orçamentária.

"Creio que o PL [projeto de lei], o qual replica o texto do Anteprojeto da Comissão de Juristas, servirá como um ponto de partida para que o Senado e a sociedade brasileira possam discutir -- com equilíbrio, seriedade e ponderação -- a difícil equação entre respeito à soberania popular e reprovação de condutas que atentem contra a Constituição", diz Rodrigo Pacheco, presidente do Senado.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.