Pacheco assumirá Presidência durante viagem de Bolsonaro ao Reino Unido
Mourão e Lira não podem assumir o exercício para não se tornarem inelegíveis nas eleições deste ano
Foto: Pedro Gontijo/Agência Senado
O presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD), vai assumir a Presidência da República pela terceira vez no próximo final de semana, devido a agenda do presidente Jair Bolsonaro (PL) e de seus sucessores, que cumprirão viagens.
Na linha sucessória, o vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos) e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), seriam os indicados, nesta ordem, para assumir a Presidência. No entanto, para a legislação eleitoral, caso assumam o exercício, os dois ficariam inelegíveis para a disputa aos cargos de senador e deputado federal, respectivamente.
Mourão está com uma viagem programada para Lima, capital do Peru, durante o período em que Bolsonaro estiver no exterior. Lira também tem previsão de sair do país para não se tornar inelegível, porém, não há informações do destino.
Bolsonaro deve embarcar no dia 17 para o Reino Unido, para o velório da rainha Elizabeth II. De lá, ele vai seguir para a Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), nos Estados Unidos, marcada para a terça-feira (20).