Pacheco defende fim de reeleição para cargos do Executivo: 'não fez bem para o Brasil'
Presidente do Senado também defendeu que o debate sobre o assunto seja incluído na apreciação da minirreforma eleitoral pelos senadores
Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou ser contra a reeleição para cargos do Executivo. Segundo o parlamentar, o assunto deveria ser, inclusive, apreciado pelo Congresso Nacional. As declarações foram dadas na última segunda-feira (25), durante entrevista coletiva direcionada à imprensa.
“Eu indago: o instituto da reeleição no Poder Executivo fez bem ao Brasil, foi algo bom para o país ou não? Minha percepção é de que não foi bom para o país”, disse ele. “Aquele mandatário que tem a oportunidade de governar, por vezes, deixa de tomar as atitudes que deve tomar, às vezes impopulares, às vezes antipáticas, em função desse critério da reeleição”, completou o senador.
Ele ainda admite que o Senado está “ávido” para discutir o fim da reeleição para cargos do Executivo, defendendo que a minirreforma eleitoral também seja aprovada pela Câmara. Ele disse, no entanto, “não ter pressa” em pautar a votação da reforma, que precisa ser aprovada até o dia 6 de outubro para valer já nas eleições do ano que vem.