Pacheco defende que governo aumente receitas para zerar déficit, mas sem oprimir produção
Presidente do Senado pede atenção da gestão atual à qualidade do gasto
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, reforçou nesta terça-feira (26), durante partição na 6ª edição do Fórum Incorpora, a necessidade de o governo federal elevar a arrecadação para zerar o déficit primário, mas alertou que tais medidas não podem oprimir quem produz.
“Temos que sustentar esse regime fiscal a partir de medidas de arrecadação. Mas essas medidas de arrecadação não podem oprimir os que já cumprem suas obrigações tributárias. É muito mais importante a gente alcançar aqueles que não pagam tributos do que sacrificar setores relevantes, como o da construção civil”, afirmou.
Pacheco afirmou ainda que, apesar de necessário, olhar para a arrecadação não é suficiente. “Assim que tivermos o regime fiscal sustentado e a reforma tributária aprovada, precisamos nos ocupar prioritariamente no Brasil de aferir a qualidade do gasto público: o combate ao desperdício, ao Estado burocrático que onera o cofre público. Temos que ter um modelo de gasto de um Estado necessário, não um Estado mínimo, mas necessário”, disse.