Pacheco diz ser alvo de fake news e cobra responsabilidade de plataformas digitais
Ele ressalta ainda que problema pode trazer impactos em ano eleitoral
Foto: Pedro Gontijo/Agência Senado
O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou estar sendo alvo de informações falsas, as temidas fake news, nas redes sociais. O pronunciamento aconteceu na terça-feira (11) e, na ocasião, ele cobrou responsabilização das plataformas digitais e medidas para o combate do problema.
“De fato, está ficando insustentável a quantidade de mentiras na internet. E, realmente, está uma coisa fora do comum, exagerado, sem limite. E eu acho que cabe às plataformas ter um pouco de responsabilidade em relação a isso, independente da lei até, acho que seria uma questão de ética mesmo”, afirmou Pacheco.
“Ontem mesmo, eu fui vítima de fake news. Disseram que eu sou a favor de poligamia, de mudança de sexo de criança e um monte de outras mais. Então, isso, evidentemente, uma mentira sem eira nem beira, que vira uma verdade para um monte de pessoas”, prosseguiu.
Para Pacheco, a questão torna-se ainda mais sensível por tratar-se de um ano eleitoral, onde o peso das fake news podem impactar os resultados nas urnas.
“Nós não podemos mais conviver com isso. O Senado Federal já aprovou um projeto de lei de combate a fake news para colocar limites a essas plataformas digitais. Está na Câmara dos Deputados. Espero que a Câmara discipline essa questão”, finalizou.
Após as falas de Pacheco, nenhuma plataforma se pronunciou até o momento.