• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Paciente com gripe pode aumentar em seis vezes as chances de ter um ataque cardíaco
Saúde

Paciente com gripe pode aumentar em seis vezes as chances de ter um ataque cardíaco

A revelação foi feita por um estudo realizado na Holanda

Por Da Redação
Ás

Paciente com gripe pode aumentar em seis vezes as chances de ter um ataque cardíaco

Foto: Reprodução

A vacinação contra a gripe pode evitar um fim de semana de cama, com tosse, coriza e dores pelo corpo. Mas, de acordo com um novo estudo realizado na Holanda, o imunizante também reduz as chances de o paciente sofrer um ataque cardíaco. 

Não é a primeira vez que a ciência liga o vírus influenza a um maior risco de infarto e outras complicações no coração. Segundo a pesquisa, a taxa de ataques cardíacos aumenta seis vezes entre pacientes internados com gripe. 

Uma análise, recém-divulgada em um congresso médico, foi feita por uma equipe da Universidade Centro Médico de Utrecht e contempla dados de mais de 26 mil amostras de pacientes coletadas em 16 laboratórios dos Países Baixos, com cerca de 40% da população. 

Os pesquisadores compararam a propensão a um infarto na primeira semana após o diagnóstico de gripe com o cenário de um ano atrás. A alta incidência da doença cardíaca pós-infecção também é atribuída ao fato de que os pacientes já apresentaram quadros mais severos e precisaram de internação. 

A infecção pela influenza expõe o corpo a um processo inflamatório e alterações na coagulação do sangue e, em pessoas com maior risco cardiovascular, essas mudanças ocorrem para obstruções nas artérias, o fator por trás de infartos. 

A vacina contra a gripe está disponível no Sistema Único de Saúde e, atualmente, a campanha de vacinação foca nos grupos prioritários, como gestantes, idosos e pessoas com imunidade comprometida. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.