Paciente surpreende ao tocar violino durante cirurgia para retirada de tumor
Dagmar Turner foi diagnosticada em 2013 com câncer

Foto: King's College Hospital
Uma paciente do Hospital King´s College, em Londres, tocou violino enquanto foi submetida a uma cirurgia para remoção de um tumor no cérebro, segundo informações da instituição nesta semana. A abordagem aconteceu para evitar danos a partes sensíveis do cérebro, como as envolvidas em movimentos delicados de mão e coordenação, essenciais para poder se tocar o instrumento.
A paciente, Dagmar Turner, de 53 anos, foi diagnosticada em 2013 com um câncer após ter uma convulsão durante uma apresentação da orquestra sinfônica, segundo informações divulgadas pelo hospital. Ela teve que ser submetida a uma cirurgia quando o tumor ficou mais agressivo.
O tumor de Dagmar estava localizado no lobo frontal direito, perto de uma área que controla movimentos precisos da mão esquerda. Essa é a mão que a paciente utiliza para pressionar as cordas contra o braço do instrumento, regulando diversos tons.
Antes do procedimento, a equipe médica ficou duas horas mapeando as áreas do cérebro dela ligadas à prática do violino, além do controle de linguagem e movimento. Foi discutido também, a ideia de ela ser acordada no meio do processo para poder tocar. A medida asseguraria aos cirurgiões que nenhuma área crucial seria afetada. Com o consentimento de Dagmar, a equipe executou com muito cuidado o procedimento.
Confira a o vídeo abaixo da apresentação de Dagmar: