Pacto Global da ONU - Rede Brasil lança guia empresarial durante a COP30!
Iniciativa promoveu debates e apresentou soluções durante a COP30, reforçando o papel do setor privado na agenda climática

Foto: Divulgação
O Pacto Global da ONU - Rede Brasil lançou hoje, na Greenzone da COP30, em Belém, o Guia Empresarial de Combate ao Lixo no Mar, desenvolvido pelo programa Blue Keepers, além do protótipo Moeda Circular, do projeto ReInova. As iniciativas integram a Plataforma de Ação pela Água, Oceano e Resíduos e reforçam que enfrentar a mudança do clima exige colaboração entre empresas, governos e sociedade civil. Para a Rede Brasileira do Pacto Global, agir pelo clima significa agir por nós mesmos, colocando as pessoas no centro das decisões e das transformações necessárias.
As iniciativas demonstram que a prevenção do descarte inadequado de resíduos e o avanço da economia circular são viáveis e já estão em andamento por meio de novos modelos de atuação e conexões entre empresas e territórios.
"O primeiro side event do Pacto Global da ONU Rede Brasil na COP30 foi um sucesso, com Sanda Ojiambo destacando a atuação corporativa em água e resíduos. Ana Fontes detalhou as entregas da plataforma, e empresas compartilharam o impacto de suas ações. O evento ressaltou o compromisso com a implementação, alinhado à COP30. Foi um dia para apresentar resultados, inspirar e renovar parcerias para um futuro sustentável”, disse Gabriela Otero, gerente de Água, Oceano e Resíduos do Pacto Global da ONU – Rede Brasil.
Durante os painéis, representantes do setor privado compartilharam resultados de projetos já em desenvolvimento. Katielle Haffner, diretora de Sustentabilidade da Coca-Cola, destacou a inauguração de uma das maiores fábricas de reciclagem da região Norte, em Ananindeua, e o trabalho direto com catadores. Para ela, a economia circular só funciona quando valoriza as pessoas e o território. Os projetos apresentados mostram que enfrentar a mudança do clima depende de decisões estratégicas, inovação e transformação social.
Ao promover debates e apresentar iniciativas durante a COP30, o Pacto Global da ONU - Rede Brasil reforça o papel do setor privado na agenda climática. A presença em Belém fortalece parcerias, amplia a troca de conhecimento e acelera a implementação de soluções sustentáveis. O movimento já está em curso: empresas conectadas geram impacto real.


