Padilha anuncia 'força-tarefa' para acelerar nomeações de indicados nos ministérios
Medida busca atender demandas da base governista e agilizar composição do governo
Foto: Globo/Reprodução
O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, anunciou nesta sexta-feira (16) que o governo implementará uma "força-tarefa permanente" com o objetivo de acelerar as nomeações de indicados por aliados nos ministérios. A demora na efetivação das nomeações tem gerado insatisfação na base governista.
"Quero anunciar, primeiramente, uma decisão tomada durante a reunião ministerial de ontem com o presidente Lula. A partir dessa reunião, constituímos uma força-tarefa permanente nos ministérios, por determinação do presidente Lula, para agilizar a análise técnica e a composição do governo", afirmou Padilha.
De acordo com o ministro, existem 403 currículos em análise para nomeações nos ministérios. Padilha também informou que as pastas passarão a fornecer semanalmente informações sobre os deputados que foram atendidos pelos ministros ou por representantes das respectivas pastas.
"Além disso, tomamos outra decisão anunciada na reunião de ontem: os ministros, ministras e assessores parlamentares irão fornecer um relatório semanal com o mapeamento dos parlamentares atendidos nos ministérios, seja pelos ministros, pelos secretários nacionais ou por suas equipes", acrescentou.
"Semanalmente, a Secretaria de Relações Institucionais (SRI) entregará esse relatório aos líderes do governo na Câmara, no Senado e no Congresso, para que possam repassá-lo aos líderes partidários e promover um mapeamento contínuo", concluiu Padilha.