Padilha diz que governo não discute mudanças em lei de autonomia do BC

Ministro também negou haver pressão sobre mandatos da atual diretoria do órgão

Por Da Redação
Ás

Padilha diz que governo não discute mudanças em lei de autonomia do BC

Foto: Agência Brasil

O ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, disse nesta quarta-feira (8), em coletiva no Palácio do Planalto, que não há no governo "qualquer discussão" para alterar a lei que conferiu autonomia ao Banco Central. Após reunião do Conselho Político de Coalizão, o titular da pasta também negou que tenha havido pressão sobre os mandatos da atual diretoria da autoridade monetária.

A independência do BC foi estabelecida, por meio de lei, em 2021. A norma, aprovada pelo Congresso e sancionada pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL), estabelece o mandato de quatro anos para o presidente da instituição financeira e tem como objetivo blindar o órgão de pressões político-partidárias. "Não existe qualquer discussão dentro do governo de mudança na atual lei do Banco Central, qualquer discussão de mudança da autonomia que está estabelecida na lei do Banco Central", disse o ministro.

Nos últimos dias, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem feito duras críticas ao Banco Central e à taxa básica de juros, a Selic, que está em 13,75%.O mandatário também chegou a dizer que a independência do Banco Central é "bobagem".

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário