Economia

Pagamento do 13º salário deve ser feito até 30 de novembro

Cerca de 87,7 milhões de brasileiros serão beneficiados este ano

Por Da Redação
Ás

Pagamento do 13º salário deve ser feito até 30 de novembro

Foto: José Cruz/Agência Brasil

O pagamento da primeira parcela do 13º salário está previsto para acontecer até esta quinta-feira (30), beneficiando trabalhadores com carteira assinada e funcionários públicos. A segunda e última parcela deve ser quitada até 20 de dezembro. Em 2023, o benefício natalino alcançará cerca de 87,7 milhões de brasileiros, segundo o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), com um valor médio de R$ 3.057, proporcionando uma injeção de R$ 291 bilhões na economia. As informações são do portal R7.

A primeira parcela é isenta de descontos, enquanto a segunda sofre ajustes conforme os descontos legais, incluindo Imposto de Renda e contribuição previdenciária. O abono natalino é calculado com base no salário mensal bruto do trabalhador, sendo proporcional ao tempo de serviço no ano.

Para determinar o valor, basta dividir o salário bruto por 12 e multiplicar pelo número de meses trabalhados. O mês só é contabilizado se o funcionário tiver trabalhado pelo menos 15 dias. A advogada Karolen Gualda Beber, especialista em direito do trabalho, destaca que a gratificação natalina é um direito para todo empregado com mais de 15 dias de trabalho no ano, excluindo casos de demissão por justa causa ou quando a primeira parcela foi antecipada por solicitação do empregado em janeiro.

Com o dinheiro em mãos, especialistas orientam sobre diferentes opções para aproveitar o benefício. João Bertelli, planejador financeiro e sócio da A7 Capital, sugere que a primeira parcela seja uma oportunidade para organizar as finanças, pagar dívidas, antecipar parcelas de financiamentos ou criar e reforçar a reserva de emergência. Ele destaca que quitar dívidas é prioritário, principalmente aquelas com juros mais altos, como as do cartão de crédito e cheque especial.

Já para quem não possui dívidas, a orientação é investir o valor em curto, médio e longo prazo. Cleide Rodrigues, analista em investimentos da MW Research, indica opções como CDB DI com liquidez, Tesouro Selic e carteiras de renda fixa para investimentos de curto e médio prazo. Para investimentos de longo prazo, Rodrigues sugere ações e fundos imobiliários, visando a aposentadoria ou a conquista da liberdade financeira.

Andre Sandri, educador financeiro e sócio da AVG Capital, destaca a importância de reservar parte do 13º para as despesas de janeiro, como IPVA, IPTU e gastos escolares. Ele recomenda estabelecer um valor máximo para gastos festivos e presentes no final do ano, evitando surpresas no cartão de crédito. Para quem não tem dívidas, Cleide Rodrigues, analista em investimentos da MW Research, indica opções como CDB DI com liquidez, Tesouro Selic e carteiras de renda fixa para investimentos de curto e médio prazo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.