Pagamentos do vale-gás recomeçam em agosto; veja calendário
Benefício é pago bimestralmente
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
O governo Federal informou que pagamento do Auxílio Gás será retomado em agosto. Em julho, os beneficiários não receberam parcelas com os valores. Neste ano, os pagamentos são feitos nos meses pares, junto com as parcelas do Auxílio Brasil, que se baseiam no final de número de inscrição social (NIS).
É possível consultar a situação do benefício pelo aplicativo Auxílio Brasil, aplicativo Caixa Tem e Atendimento Caixa, pelo telefone 111. Em caso de dúvidas o beneficiário pode entrar em contato com o Ministério da Cidadania pelo telefone 121.
Calendário de pagamentos de agosto:
NIS final Data
1 18/8
2 19/8
3 22/8
4 23/8
5 24/8
6 25/8
7 26/8
8 29/8
9 30/8
0 31/8
De acordo com o governo, o valor pago corresponde a 50% da média dos últimos seis meses do preço do botijão de 13 kg de gás liquefeito de petróleo (GLP).
O aumento da parcela do Auxílio Gás para o valor de um botijão inteiro é uma das medidas previstas pela Proposta de Emenda à Constituição, apelidada de PEC Kamikaze, que concede uma série de benefícios sociais às vésperas das eleições e somente para este ano, ao mesmo tempo em que coloca em risco as contas públicas nacionais.
Na divisão por regiões, a Nordeste é a que mais terá beneficiários do Auxílio Gás em junho de 2022. São 2,7 milhões de famílias, a partir de um repasse de R$ 146 milhões. Na sequência aparecem as regiões Sudeste (1,8 milhão de contemplados), Norte (545 mil), Sul (356 mil) e Centro-Oeste (178 mil).
Benefício
Os beneficiários recebem, a cada dois meses, o valor correspondente a pelo menos 50% do preço médio nacional de revenda do botijão de 13 kg.
O pagamento é feito dentro do mesmo cronograma do Auxílio Brasil, levando em conta o último dígito do Número de Identificação Social (NIS).
Os cartões e senhas utilizados para o saque do Auxílio Brasil podem ser utilizados para o recebimento do vale-gás.