Economia

Pagamentos via CBDCs devem crescer 213.000% em 7 anos, diz pesquisa

Moedas digitais emitidas por bancos centrais ajudará na inclusão financeira

Por Da Redação
Ás

Pagamentos via CBDCs devem crescer 213.000% em 7 anos, diz pesquisa

Foto: Reprodução/Pixabay

Um levantamento da Juniper Research, divulgado na última semana, aponta que as transações via moedas digitais emitidas por bancos centrais, CBDCs na sigla em inglês, vão ultrapassar US$ 213 bilhões globalmente até 2030. Esse volume representará um crescimento de cerca de 213.000% em relação aos US$ 100 milhões referentes a 2023. 

O impulsionamento das CBDCs, que atualmente se encontram limitadas ao desenvolvimento de projetos-pilotos, como é o caso do Real Digital, acontecerá pelo esforço dos governos para aumentar a inclusão financeira e o controle sobre os pagamentos digitais.

O levantamento apontou ainda que as CBDCs melhorarão o acesso a pagamentos digitais, principalmente no caso de economias emergentes, como o Brasil. Até 2030, 92% dos 213 bilhões estimados anualmente via CBDCs serão transacionados em pagamentos domésticos, ou seja, internamente. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) já  anunciou a criação de um grupo de trabalho para contribuir com o projeto-piloto do Real Digital.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário